A unhas crescem em média 3,5 milímetros por mês.
E tendem a crescer mais rapidamente na sua mão dominante.
Manchas brancas nas suas unhas não indicam uma deficiência de cálcio.
A verdade é que os pontos brancos são comuns, inofensivos, e não indicam qualquer deficiência de vitamina mas, sim, marcas de pequenos traumas ocorridos na matriz da unha.
A sua unha possui a mesma característica que o seu cabelo.
Ambos são feitas de queratina, o que significa que os mesmos alimentos que são bons para o seu cabelo são bons para as suas unhas. Uma dieta variada, rica em vitaminas, frutas e vegetais, é essencial para manter unhas fortes e saudáveis.
A unha dos homens cresce mais rápido.
Exceto durante a gestação da mulher, quando há um crescimento mais acelerado.
Roer as unhas é chamado de onicofagia!
É também o “tique nervoso” mais comum, categoria que inclui outros comportamentos, como “ranger os dentes” ou “cutucar a pele”. Cerca de metade das crianças e adolescentes entre 10 e 18 anos roem as unhas, mas a maioria para por conta própria ainda antes dos 30 anos de idade.
No ano passado, peritos consideraram o ato de roer as unhas um tipo de transtorno obsessivo compulsivo no novo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Pesado, não?
Você realmente deve deixar suas unhas “respirarem” antes de ir à manicure novamente.
Acredite ou não, essa coisa dura na ponta do seu dedo é um tecido VIVO e precisa de oxigênio para manter-se saudável. Sufocar a unha com esmalte, por um longo período de tempo, acaba tornando-a mais frágil, dificultando o combate de infecções, como o vírus da verruga, ou o aparecimento de um fungo, por exemplo.
Unhas crescem mais no verão do que no inverno.
Assim como a idade e os genes (e um punhado de outros fatores), as diferentes épocas do ano também afetam a velocidade de crescimento das unhas.
O stress pode danificar a sua unha.
O stress crônico e a fadiga desviam a energia e os nutrientes do corpo, afetando diretamente a saúde das suas unhas e, também, dos cabelos. Keep calm…
Sim, as cutículas tem um propósito.
E é por isso que muitos especialistas recomendam não removê-las para fins estéticos. As cutículas protegem a unha dos germes e da umidade e, por isso, devem ser tratadas suavemente e deixadas no lugar o quanto possível.
As unhas precisam de sangue para sobreviver.
Você já se perguntou por que sua unha às vezes cai após uma lesão? A unha precisa de fluxo sanguíneo, oxigenação e nutrientes para crescer normalmente. Uma lesão por esmagamento ou trauma pode perturbar as microscópicas (e delicadas) conexões que fornecem a nutrição para a unha, impossibilitando o seu crescimento natural. A unha pode cair completamente e ser substituída por uma nova perfeitamente saudável sob a cutícula, caso não haja dano diretamente na raiz.