Meu Blog

Estalar os dedos faz mal?

Gosta de estalar os dedos mas sempre ouviu que isso faz mal? Pois pode manter o hábito. Um estudo realizado por especialistas americanos, mostrou que, na verdade, o hábito considerado irritante por muitas pessoas, pode aumentar a amplitude do movimento na região.

Os radiologistas analisaram as articulações de 40 participantes, com idade entre 18 e 63 anos. Destes, 30 tinham o hábito de estalar os dedos frequentemente. Os outros 10 nunca tinham estalado – pelo menos não voluntariamente.

Para descobrir o que acontece nas articulações quando são estaladas, os autores pediram que os participantes com tal costume fizessem o movimento enquanto eram submetidos a um aparelho de ultra-som. Em seguida, essas imagens foram comparadas com imagens feitas antes de as articulações terem sido estaladas e também com exames dos voluntários que não tinham esse hábito.

Para surpresa dos pesquisadores, que acreditavam que a prática prejudicava as articulações, os resultados mostraram que estalar os dedos não traz nenhum problema. Pelo contrário. O exame mostrou que logo após os dedos terem sido estalados, houve aumento da amplitude do movimento na região, em comparação com aqueles que não estalaram.

Mas o que faz com que suas articulações estalem? Na busca por essa resposta, os pesquisadores viram algo surpreendente: no momento em que os dedos foram estalados, houve um “flash” repentino na articulação. Os autores acreditam que isso ocorra porque, quando a articulação é estalada, separa-se duas superfícies, reduzindo a pressão na região. Essa “descompressão” permite que o gás dissolvido no líquido das articulações seja liberado. Neste caso, o flash brilhante seria a bolha de gás se formando.

Fonte: veja.com

Mas cuidado, não vá estalar com muita força para não ter nenhuma fratura ou lesão ligamentar, hein?! Qualquer problema procure um especialista da mão.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Últimas Postagens

Espasmos nas mãos

Espasmos são contrações involuntárias de músculos ou órgãos, geralmente acompanhados de dor localizada. Muitos desses

Ler »

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.